terça-feira, 23 de agosto de 2011

Fora de mim - Martha Medeiros

Envolvente do início ao fim, assim posso começar a descrever Fora de Mim - Martha  Medeiros. A narrativa que parece tensa e à beira de um precipio acaba por te deixar sem fôlego, por isso mesmo que se torna um livro fácil de devorar em apenas alguns dias.
Não tem aquela história do tal Pedro Bial, do seu único conselho? Atualmente,o meu único e sábio conselho é: leia Fora de Mim.
Já desisti de argumentar o quanto Martha Medeiros escreve de uma forma incrivel e o quanto sou apaixonada por seu trabalho. Por isso mesmo, me torno insistente em dizer que todos, e principalmente todas as mulheres deveriam conhecer nem que fosse uma frase, uma única crônica da escritora gaúcha. Impossível não se identificar com aquilo que é escrito por ela.
Mesmo, especificamente nesse livro, onde a narrativa quase agonizante de uma mulher extremamente apaixonada que perde o chão por causa de uma desilusão amorosa, em alguns instantes se faz presente qualquer tipo de identificação com essa louca que habita nossos pensamentos mais secretos e instintos femininos. Impossível não se apaixonar!

“Fora de Mim” é um livro sobre amor, sobre paixão, mas principalmente sobre o aspecto cíclico dos relacionamentos. A personagem de Martha não aceita a tranquilidade das relações maduras como uma consequência natural do tempo a dois. “O amor é uma subversão, e seu vigor nunca será encontrado em amizades ou parentescos”, escreve a mulher, para logo concluir: “Amar prescinde de entendimento. Por isso não sei amar, porque sou viciada em entender”. ( trecho retirado das sugestões de leitura da parte de entretenimento do site da UOL)

Fica um trecho aqui:

"Você não ligaria no dia seguinte, era domingo, fui até
a cozinha lavar a louça, mas não havia louça para lavar,
o combinado era jantarmos fora na noite anterior, não
jantamos, ninguém se alimentou, quanto tempo faz
desde aquela noite, parece um século, foi ontem. Decidi
seguir a rotina: o que eu fazia aos domingos de manhã?
Eu caminhava, eu ia ao parque, então caminharei,
mas falta você, coloquei o tênis, saí a pé de casa, falta
você e não falta, o estrondo está diminuindo, o barulho
cessou, será que eu já percebo o acidente? Dou uma volta
no parque, duas voltas, três voltas, você não virá aqui
me ver? Volto. Telefono pra minha mãe, não telefono pra
você, conto pra ela que acabamos, meu relato é muito
coerente, ela lamenta mais ou menos, já ouviu eu contar
essa história antes, somos reincidentes em finais, mas
agora é pra valer, quem me acredita? Eu não me acredito,
mas agora não te quero mesmo, e eu já ouvi isso antes,
de você, de mim, agora não tem mais volta --dei tantas
voltas no parque, é tão ridículo caminhar pra lugar nenhum,
para quem vou ficar magra e saudável? E voltei a
dizer: não, mãe, acabou de verdade, e pela primeira vez
reparei em minha voz tremida, pela primeira vez naquele
domingo eu fraquejei, as palavras saíram entrecortadas,
eu catava as sílabas que me fugiam, e ela do outro
lado da linha fingia que não doía nela também."

Espero que tenham gostado da dica.
Beijinhos!

5 comentários:

  1. Nossa! Babo tudo dessa mulher! Vou comprar esse livro amanhã! Parece mesmo ser ótimo!!!!!!!!!!
    Bezoo flor e uma ótima quarta!

    ResponderExcluir
  2. Eu tô louca pra ler esse livro !!

    Amei o blog


    Beeijo
    http://bolsadegarotabr.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Valeu pela dica, não conhecia! Eu sou uma apaixonada por livros e é sempre bom saber de mais um para entrar na coleção :-) Beijão!!

    Alyne Ramos
    www.blogestilomeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por sempre estar presente meu meu blog flor!
    A coleção tava fechação mesmo! =)
    Bezoo!

    ResponderExcluir
  5. Estava procurando uma nova leitura, vou apostar nesse!

    Um beijo gatah,
    Equipe EhTrendy
    www.ehtrendy.blogspot.com

    ResponderExcluir