domingo, 13 de outubro de 2013

Faculdade de Moda, com Natalia Sauer

Com o fim da faculdade de Direito próximo, inevitável o pensamento de cursar  Moda. Neste meio, acabei  conhecendo uma querida chamada Natalia Sauer, que trabalha muito com moda aqui na cidade. Entre outras coisas, a Nath organiza e produz os maiores e melhores eventos e desfiles de moda da região. Também, faz assessoria de mídia para várias lojas e enfim, é super competente e profissional.
Além disso, a Nath é uma pessoa que entende muito sobre o assunto, tem embasamento e propriedade para tratar do tema, forma-se em design de moda em dezembro e já é formada em varejo de moda, que é uma administração voltada à moda,  trabalhando com isso há muitos anos. Ou seja, ninguém mais capacitada para falar do assunto aqui no Chá, a convidei para responder alguns questionamentos meus, que podem ajudar também quem se interessa pela faculdade de Moda. Espero que vocês gostem, eu amei!
1 - Quais são as principais cadeiras do curso?
Cada universidade tem um currículo diferente. Em São Paulo, o design de moda abrange cadeiras teóricas e práticas em mesma quantidade, e inclui no currículo matérias como história da arte, estética da arte e fundamentos do design. Já em Pelotas, onde continuei a faculdade, o currículo é bem prático. Itens como história da moda e gestão da produção, porém o foco são cadeiras de desenho (à mão e no corel draw), pilotagem (ou para leigos, corte e costura), modelagem e projeto de coleção.
 
2 - Quantos anos de curso?
O bacharel dura 4 anos e o tecnólogo (UCPEL, em Pelotas), 3 anos.
 
3 - Qual o perfil das pessoas que optam pelo curso?
Ah, no curso de moda tem de tudo! (rs) Tem a menina que a mãe costura ou ela costura, e quer se aprofundar, tem a ex modelo que quis conhecer o outro lado da moda, tem àquela que ama fotografia e produção, tem a que gosta do artesanato, e tem os curiosos... Mas enfim, para o curso de moda, a pessoa deve ser paciente, principalmente por causa dos trabalhos práticos (que são muiiiitoss), ser criativa, dinâmica, e sempre se manter atualizada, afinal, a moda muda de 4 em 4 meses... tem que ser sensível, além de ver, sentir o diferente, buscar a inovação, afinal a cultura e as tecnologias também mudam.
 
4 - Quais as principais áreas que em que uma pessoa formada em Moda pode trabalhar? -
Indústrias têxteis, atuando nos departamentos de pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos; - Comércio (Varejo de Moda)Escritórios de consultoria em moda, atuando como consultor e como ilustrador, na área de criação de produtos e na criação de imagens para catálogos e revistas ou na assessoria de criação de imagem pessoal; Departamentos de criação de agências de comunicação ou de publicidade, atuando com a criação e a ilustração de imagem de moda; Editoras de jornais e revistas, atuando com criação e ilustração de imagens de moda; Produtoras de vídeo e cinema, atuando com criação de imagens, que englobam a pesquisa e a construção de cenário e figurinos; E também atuar no mercado como autônomo, podendo, inclusive, abrir comércio com sua própria marca.
 
5-Quais são as coisas mais legais de se trabalhar com moda? E quais as mais complicadas?
Minha primeira experiência profissional em moda foi o São Paulo Fashion Week e a Casa de Criadores, em São Paulo. O glamour da Semana de Moda fica apenas restrito a quem assiste aos desfiles, visita os lounges ou passeia pela Bienal. Para quem trabalha, a jornada é puxada e maçante. Começa antes das 9h. Quem organiza os desfiles externos, acorda ainda mais cedo – às 6h já estão no local. O descanso só vem perto da meia noite, e até chegar em casa e dormir, já é quase hora de se preparar para o próximo dia do evento. Em São Paulo as oportunidades são muito maiores. Em Rio Grande, já estou há 2 anos trabalhando com a moda. No início foi muito mais complicado do que é hoje. As pessoas ainda não tem uma visão do que é um profissional da área. Quando comento sobre minha formação, elas logo pedem se eu sei costurar e quando vou ter minha coleção. O curso da moda não é só corte e costura.. para saber fazer uma blusinha ou saia não precisa ir 4 anos pra faculdade.. cursos online ou com duração de 2 meses te ensinam isto. Em 2013, o mercado da moda ficou mais aberto na cidade devido ao crescimento dela e vinda de pessoas de fora. Outras lojas também abriram e fizeram deste comércio mais competitivo, buscando assessoria em maketing e eventos de moda (área que eu atuo). Os desfiles que acontecem ainda são beneficentes, mas mesmo assim as organizadoras estão procurando uma ajuda profissional, para fazer dos eventos cada vez menos amadores. Acredito que o mercado de Rio Grande ainda tem muito para crescer e vai! Ainda faltam marcas novas e estilistas locais, como Pelotas tem, e falta também o pessoal da cidade valorizar.

Espero que vocês tenham gostado, pois eu amei esse post! Obrigada Nath, tu sempre muito querida!

3 comentários:

  1. Eu que agradeço por pensar em mim para esta matéria!
    Ameiii!
    :*

    ResponderExcluir
  2. Com certeza o mercado da moda em RG ainda tem muito o que crescer, fico feliz em fazer parte disso. Parabéns pela matéria! Beijos!

    ResponderExcluir